Monitoramento de emissões fugitivas (LDAR)

Leak Detection and Repair

As emissões fugitivas de Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) ocorrem a partir de vazamentos nos sistemas de vedação de equipamentos e componentes do processo produtivo e de transporte de produtos, nas trocas por contato entre os hidrocarbonetos líquidos estocados e o ar ambiente, nas emissões residuais de processos de combustão incompletos, alívios de pressão, dentre outras possibilidades.

O efeito dessas emissões no meio ambiente está relacionado à alteração direta dos níveis de VOC na atmosfera interna e externa do empreendimento, além da formação de ozônio, que ocorre a partir de reações fotoquímicas envolvendo ainda a participação dos óxidos de nitrogênio. Além disso, a emissão de VOC significa perda de matérias primas e produtos e, dependendo do grau dessas emissões, risco ao patrimônio (incêndio e explosão).

O Programa de Detecção e Reparo de Vazamentos, consiste na medição direta de vazamentos de VOCs (coleta de dados de concentração) com utilização de equipamento incriticamente seguros (TVA-1000B e MinirRae), apuração, cadastro e inserção dos dados medidos em software elaborado pela Monitorar Consultoria e, por fim, na análise e interpretação dos resultados calculados. A metodologia aplicada para o inventário, bem como as formulações utilizadas, são recomendadas pela U.S. Environmental Protection Agency – USEPA (“Method 21 – Determination of Volatile Organic Compound Leaks”, “1995 Protocol for Equipment Leak Emission Estimates” e “Preferred and Alternative Methods for Estimating Fugitive Emissions from Equipment Leaks”).

Analisadores portáteis para medição de VOC

  • Minirae
  • TVA 1000 B